Home Informativo Notícias Ultrassom da carótida
Ultrassom da carótida

O ultrassom da carótida é um importante exame quando existem problemas de saúde, como colesterol alto ou pressão alta.

As carótidas são artérias localizadas nos dois lados do pescoço, responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio para o cérebro. Quando um desses vasos não está em pleno funcionamento, talvez pelo acúmulo de placas de gordura em suas paredes, o cérebro fica sem o suprimento necessário e o paciente pode sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). Assim, o ultrassom das carótidas é apropriado para avaliar o risco de AVC em pacientes com hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, histórico familiar de AVC ou doença cardíaca e doença coronária.

O exame é indolor, não invasivo e realizado entre 20 e 30 minutos. A ultrassonografia é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. A ultrassonografia com efeito doppler permite conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos. Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, a ultrassonografia não causa nenhum prejuízo ao paciente.






COMPARTILHE:



Mais lidas
Você conhece a termografia?
A técnica permite identificar disfunções e reconhecer doenças antes mesmo que os primeiros sintomas apareçam. A termografia…
Assitir o Vídeo
Ultrassom da carótida
O ultrassom da carótida é um importante exame quando existem problemas de saúde, como colesterol alto ou pressão alta. As…
Ler notícia