Home Informativo Notícias Você conhece a termografia?
Você conhece a termografia?

A técnica permite identificar disfunções e reconhecer doenças antes mesmo que os primeiros sintomas apareçam.

A termografia é um exame que utiliza a imagem das ondas infravermelhas emitidas pelo organismo para formar uma imagem da temperatura superficial da pele humana. Está sendo investigada de forma mais intensiva e surge como um excelente método de diagnóstico, com alta sensibilidade, para inúmeras doenças, sendo eficiente para identificar pacientes com problemas potencialmente graves. Alguns deles são: risco de câncer de mama, disfunções na tireoide, artrites, problemas de ATM (articulação temporo-mandibular), inflamações nas artérias carótidas (precursores de coágulos e derrame), entre outros.

Essa técnica facilita que o médico entenda o que está acontecendo com o paciente com dor crônica, por exemplo, e a partir daí, seja dado o direcionamento do tratamento adequado. Entre os seus benefícios está a possibilidade de analisar com mais rapidez e eficácia se o tratamento está dando resultado ou não.

A captação da imagem termográfica é um procedimento indolor e não invasivo. Consiste em uma foto tirada por uma câmera especial, que mapeia o corpo do paciente pela quantidade de calor emitida por cada região. Como a temperatura é um dos cinco sentidos vitais do ser humano - junto com o pulso, a pressão arterial, a frequência respiratória e a dor - qualquer alteração no equilíbrio térmico do corpo é um sinal de que algo não está bem.

É importante lembrar que não existe nenhum tipo de contraindicação. Crianças, gestantes e idosos estão aptos a realizar a termografia sem oferecer nenhum risco à saúde.






COMPARTILHE:




CATEGORIAS:


Mais Sobre Notícias

Mais lidas
Você conhece a termografia?
A técnica permite identificar disfunções e reconhecer doenças antes mesmo que os primeiros sintomas apareçam. A termografia…
Assitir o Vídeo
Ultrassom da carótida
O ultrassom da carótida é um importante exame quando existem problemas de saúde, como colesterol alto ou pressão alta. As…
Ler notícia